XXIII Jornada do ESIPP

28 28 people viewed this event.

O tema das AGRESSÕES INVISÍVEIS vem sendo pensado (e gestado) como tópico para um evento do ESIPP há algum tempo, na medida em que fomos aprofundando o estudo de autores expoentes no campo psicanalítico que discutem – cada um com o seu corpo conceitual e teórico – a multiplicidade do invisível e seu impacto na constituição psíquica. Um invisível que é marcado por paradoxos, uma vez que faz barulho através dos atos e do corpo.

O objetivo da XXIII Jornada do ESIPP é criar um espaço coeso, contando com dois dias de profundas discussões, que permita compreender melhor esse invisível, esse oculto: o negado e o cindido na tentativa de sustentar a sanidade, de reter o que resta do investimento e da esperança com a vida, de evitar a dor. O insuportável de ser visto e reintegrado que fica alienado e aliena também o sujeito — de aspectos de si mesmo; de aspectos da sociedade que habita.

Invisível, também, no sentido de microscópico. Microagressões que penetram feito partículas radioativas no psiquismo, imperceptíveis ao olho nu. Violências fragmentadas e indiretas que, não reconhecidas como traumáticas, permanecem desintegradas da malha simbólica e do processo de historização.

A XXIII Jornada do ESIPP visa confrontar esse invisível e torná-lo disponível para o crescimento mental. Contaremos com um grupo de respeitados colegas do campo psicanalítico, que constam na área PALESTRANTES deste site, para nos ajudar com essa tarefa. Receberemos também na nossa “casa virtual” um convidado especial – o psicanalista Bernardo Tanis – que, gentilmente, aceitou o nosso convite para aprofundar este tema.

Additional Details

Link para a página do evento - https://jornadaesipp.com.br/

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL: https://www.jornadaesipp.com.br/inscricao/ →

 

Date And Time

sex-08-2021 @ 08:00 to
sáb-08-2021 @ 19:00
 

Local

Evento on-line

Share With Friends